sexta-feira, 12 de julho de 2013

Como você ora?

“Clama a Mim, e Eu te responderei, e te ensinarei coisas grandes e ocultas que tu não conheces. jer 33

Ha alguns meses atras o joão, uma criança adorável que conheço desde que nasceu, estava orando em uma posição pouco confortável no sofá (a cama dele quando dorme aqui) estava sentado sobre as pernas - acho que ele estava de joelhos, daí se cansou e sentou-se sobre as pernas - olhos fechados e mãos juntas. Me bateu uma curiosidade, esperei ele acabar a oração, fui até lá e perguntei: "Você sempre ora nessa posição? O que costuma falar?"
Ele respondeu: " sim, nessa posição. Ué, falo o que todo mundo fala; agradeço pelo alimento, por tudo, peço por mim, pela minha mãe, minha família, essas coisas". Perguntei: e sua mãe, como ora? ele respondeu: do mesmo jeito, todo mundo que conheço ora assim. Dai eu brinquei, mudei a voz e disse, então todos oram assim: "Óooo Deus de grande poder e gloria, Deus  infindável em misericórdias, te invoco agora Senhor, te peço por essas vidas"...Ele riu e perguntou: Você não ora assim? eu disse, não. Ele: Então como você ora?

Eu sei que nem todos oram como o joão e sua mãe, mas percebi que muita gente ora daquela forma, ou pior, nem oram.
Não tenho nada contra orar de joelhos, até criei o dia do joelho pra eu orar exatamente assim, mas não tenho o habito de orar de joelhos, me cansa rápido, além de ser desconfortável. A resposta do joão me incomodou e inquietou.
Que imagem tem as pessoas de Deus? será que sacralizaram a oração a ponto de o imaginarem distante e inacessível? Será que pra falarmos com ele precisamos estar de joelhos, luz acessa e mãos juntas? Preciso da oração padronizada das igrejas? usar todos os dias as mesmas palavras?
As vezes (muitas vezes) dou graças a  Deus por te-lo conhecido fora do ambiente religioso; fora da influencia da igreja (pessoas), dou graças por não ter tido ninguém pra me dizer quem é Deus, como ele age, como devemos nos dirigir a ele, nem ninguém pra eu imitar no inicio da minha fé a não ser o povo da bíblia.

O que é orar? Todo mundo sabe a resposta: Orar é falar com Deus. Mas nem todos praticam isso com liberdade.
Deus é santo, puro e justo, mas não é um antipático cheio de pompa e frescura. Dúvida? Presta atenção na descrição e ações de Jesus na Bíblia, Ele e Deus são a mesma pessoa. Frescura zero, simplicidade total.
Deus nos fez a sua imagem e semelhança, diariamente Ele ia ao encontro de Adão e Eva no Éden, ele se relacionava com eles. Se você ama alguém você gosta e faz questão de se relacionar com esse alguém. E ele nos ama a ponto de dar o seu filho pra recuperar o nosso relacionamento com ele, para entrarmos no santo dos santos.
Depois da minha conversão, orava o tempo todo, falava por horas e horas com Ele, porém em alguns momentos quis parar. Sempre que eu pecava me envergonhava muito e não orava, batia um desanimo, vontade de desistir. Até o dia em que ele falou: Você sabe porque eu enviei Jesus? Sabe porque disse pra orar em nome dele? Você acha que é boa o suficiente para estar em minha presença?
Daí caiu a ficha. Eu nunca, nem nos meus mais "santos" dias, estive qualificada para estar na presença dele, somente por Cristo tenho acesso a ele, tenho tudo por meio de cristo, "porque não vivo eu mas cristo vive em mim." Gal 2
Tudo é por Cristo. Ele é o sacerdote eterno, o mediador, o intercessor, oramos em nome de Jesus. Entendido isso, nunca mais deixei de orar.
Como você fala com Deus?
Resposta ao João:
Falo como quem fala a um Pai; falo como quem fala a um amigo; falo como quem fala a um Deus e Senhor.
Como filha eu peço coisas, lamento no ombro, peço proteção e ajuda, as vezes reclamo, implico,etc; como amiga eu ouço, conto meus planos e desejos, desabafo, conto as fofocas do dia; como serva eu me disponho, me humilho, imploro, choro nos pés, faço perguntas. O que não falta é assunto.

Não sei como é a sua vida de oração, sua vida com Deus, mas caso não tenha o costume de orar se esforce para criar esse habito, isso mudará os seus dias e a forma de ver e viver Deus.
Temos um Deus que se deixa conhecer e que nos convida a conhece-lo intimamente. E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração." jer 29

Ele te chama pra ser filho, servo e amigo intimo. Cabe a você aceitar e buscar. Aprenda a conversar com Deus!


Nenhum comentário:

Postar um comentário