quarta-feira, 3 de abril de 2013

Julgue para não ser julgado

Esse é o titulo de um vídeo postado pelo irmão Yago Martins no Youtube (disponível no fim do texto). Senti vontade de escrever esse texto depois que vi o vídeo, mas ñ tem base só no vídeo  é fruto de outras observações tbm. Desde já informo que não tenho nada contra o vídeo. Concordo com o que foi dito nele, ainda que não inteiramente. Só quero dar ênfase a pontos que foram citados fracamente e,  ao meu ver, mereciam muuuita ênfase, por ser a base da nossa vida em Cristo.

É preocupante e desinquietante a situação que a igreja (nós) se encontra. Muita discussão e pouca vida e autenticidade. Sinto que estamos saindo totalmente da linha. De um lado tem o evangelho fácil, aquele que abarrota as igrejas com pessoas em busca de bênçãos e milagres. Do outro os críticos desses. E do lado do evangelho de Cristo tem cada vez menos gente.
Reflitam. As pessoas leem cada vez menos a bíblia. Segundo pesquisas menos de 19% dos cristãos que vão a igreja a leem diariamente, o que implica em um mal relacionamento e conhecimento de Deus. Pelo que tenho observado, boa parte desses que leem o fazem para obter informações sobre Cristo, e assim melhorarem seus argumentos nos debates. Conheço vários crentes que não conseguem passar 5 minutos em oração e o devocional diário consiste na leitura de versículos aleatoriamente. Portanto, a maioria das pessoas que julgam outros cristãos não estão baseando o seu juízo no conhecimento que tem a cerca de Deus por meio do evangelho e do Espirito, mas pelo conhecimento que adquirem por meio da cabeça de terceiros; eles concordam e repetem – Perigosíssimo (por motivos que adoraria citar, mas o texto ficaria muito extenso ). Em suma: tem cada vez menos crente qualificado para julgar o que quer que seja referente a espiritualidade.
O amor, o amor está em apuros. Muitos dos que criticam os irmãos que só pregam sobre amor tem dificuldade de falar do amor em amor.
O amor é o dom supremo, esta acima da teologia.(cor 13). Não deve ser colocado em segundo plano.
Mas onde o amor se encontra?
Em Deus. Ele é amor, por isso a fonte. Assim sendo, aperfeiçoe o seu relacionamento com Deus. Examine a Palavra a fim de conhece-lo; seja cheio do Espirito Santo. Sem o Espirito não há vida e nem sabedoria (jo 14). Essa é a base da nossa vida, é o que nos aperfeiçoa em Cristo e faz de nós cristãos autênticos, capazes de produzir bons frutos.

Por conta de tudo, chego a pensar que o evangelismo virtual é bem pouco proveitoso. O Yago até citou no vídeo que o Ap.Paulo chamou a atenção do A.p Pedro na presença da igreja, dando o exemplo. Sim, mas na presença da igreja, dando o exemplo para a igreja. A rede de PCs não é uma igreja, por isso criticar, julgar e fazer piadas com cristãos de outras denominações com doutrinas diferentes da que seguimos não é nenhum pouco sábio. É um terrível e destrutivo testemunho diante dos não cristãos. É um diminuindo e desmentido o outro e todo mundo vendo.
Creio que até prejudique o evangelismo real. Quem quer o Deus desses crentes brigões e desorientados que se massacram entre si? Que demonstram mais indiferença e violência do que amor. Tão queimando o filme da igreja, e sem perceberem a enfraquecendo.
APERFEIÇOE O SEU RELACIONAMENTO COM DEUS; ore, medite na Palavra, interceda. Inclua o nome dos irmãos que são “réus”, na sua lista de oração. Procure meios de entrar em contato com ele para exorta-lo. Interceda! Na sua igreja cite nomes, mas na rede fale genericamente. Pregue como esta na palavra, condenando o pecado mas sem citar o nome do pecador.
Julgue sim, mas antes ame a Deus sobre todas as coisas, e a teu próximo como a ti mesmo. Primeiro seja cheio do Espirito de vida, por quem recebemos a sabedoria do alto e nos aperfeiçoa em amor. Depois que você tiver um relacionamento com o Senhor da vida, ai sim você poderá ver com mais clareza e julgar para AJUDAR os irmãos.

Sugestão para debate, de suma importância,: Recebeste já o Espirito Santo?  Atos 19:2


"Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei."(Gálatas 5:22,23).

"Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra" (Atos 1:8)

"Tenho aprendido que Deus não está, nunca esteve e nunca estará disposto a usar um povo que não seja santo, independente dos métodos adotados." Ronaldo Lindório.

Na paz

3 comentários:

  1. Com todo respeito e amor, minha irmã, seu posicionamento é vago, chulo e desnutrido espiritualmente. Julgar é emitir juízo de valor, concordar e discordar são julgamentos. No instante que paramos de julgar colocamo-nos em uma zona de crise de valores e aceitamos discursos falaciosos como verdade, deixamos de provar o espírito. Se professamos a Cristo e reconhecemos Seu sacrifício na cruz pela remição dos pecados recebemos o Espírito Santo em nosso coração instantaneamente, não existe ritual quando nos arrependemos verdadeiramente. Tu pegaste o vídeo do Yago e correste por um viés bem distorcido acerca do que ele disse. Qual é o evangelho de Cristo? Está em João 5.39, as escrituras em sua totalidade são o evangelho de Cristo! Se discussões não forem promovidas as pessoas percorrerão a via da alienação. A Bíblia diz que a fé vem pelo a palavra de Deus e, ainda que sejamos seres subjetivos, a palavra nunca volta vazia, é o poder de Deus manifesto na palavra que transforma, logo, em discussões consoante o evangelho o entendimento testificado pelo Espírito Santo é concretizado. Indago-me agora em que base seu argumento está alicerçado, se é na pregação de terceiros ou se é na sua "egolatria". Para desencargo de consciência vale ressaltar que o amor(Deus) não está em apuros, uma vez que Deus é DEUS e não pode ser posto em apuros por nada que o homem faça, tampouco pelo poder destrutivo do pecado. Perigoso é quando as pessoas passam a ler a Bíblia agregando aos seus valores espirituais somente aquilo que os agrada. Existem dualidades bíblicas, não bifurcações, mas sim conceitos que se complementam. Leias o salmo 139 e sejas mais contundente entre os versos 19~23. No verso 20 o salmista profere um julgamento, existe uma causa que culmina em uma consequência, oriunda de um processo interpretativo. Será que Davi tinha um complexo de ira e ódio para com Deus? Davi afirma que direciona ódio implacável àqueles que odeiam ao Eterno, mas entende que a JUSTIÇA advém do Altíssimo. Não deixou de julgar, todavia pediu que Deus sondasse o coração dele em busca de algo que O ofendesse e pedindo direcionamento pelo caminho eterno. Podemos e devemos julgar, pois "pelo aumento da iniquidade no mundo o amor de muitos está esfriando", isso conduz a narrações belas em palavras e pobres em espírito (sem Deus e com muita carne) o que leva multidões de almas ao balcão de mercado do inferno, caso não julguemos corremos um grande risco de trafegar por este percurso. Amar não é apenas um dom supremo, amar é viver em Deus, com Deus, para Deus, é julgar o que Ele confia ao nosso juízo e odiar o que Ele odeia porque, ainda que Ele seja amor, nada nos prova que Ele ame pecado.

    Precisamos mesmo é de Bíblia. O povo perece por falta de conhecimento, conhecimento gestado por falsos profetas não é conhecimento de Deus.

    A paz! Que Deus te abençoe ricamente! Que O Onisciente nos confira o discernimento correto do evangelho discutido.

    P.s: Sou pecador, sou homem, portanto peço que sejas misericordiosa ao leres o que está elencado acima. Mateus 5.7

    Não tenho sistema de contas, mas não sou anônimo. Chamo-me San Thiago Holanda, mais um dos que está destituído da glória, mas que busca por santidade entendendo que esta pertence a Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Compreendo perfeitamente a sua colocação. Sim, imagino que o meu posicionamento seja chulo e desnutrido, afinal, não citei nenhum grande reformador, não utilizei uma linguagem filosófica. Tá pobre mesmo em termo de teologia. Citei só Espirito e Bíblia, que ao que parece, diante de toda a nossa “grandeza”, estão cada dia mais insuficientes. E creio que, infelizmente, você não tenha compreendido o que quis dizer com o texto. Eu não discordei do Yago, inclusive disse isso no texto. Estamos o tempo todo julgando, aliás, o texto foi baseado em um julgamento que fiz. O juízo faz parte, o tempo todo aceitamos coisas e desprezamos coisas baseadas nele. Me referi ao julgamento de pessoas na questão espiritual, no perigo em que há em julgarmos outros, especialmente em redes sociais. Me preocupa sim, ver vídeos que ensinem as pessoas a forma como debaterem, a melhorarem seus argumentos para tais debates, a julgarem, mas falem pouco da necessidade da busca pelo conhecimento individual por meio da Palavra e do Espirito, que a base da nossa vida. Tenho visto muitas criticas pesadas nas redes, pessoas julgando com fúria sem ao menos conhecerem o evangelho que defendem tão arduamente. Foi nessa questão que quis entrar. E não vi prejuízo nessa sugestão, ao contrário, se lermos mais a Palavra, buscarmos mais o Espirito, mais rico, sábio, verdadeiro e produtivo será o debate.
      Devemos julgar segundo a reta justiça, mas se não somos justos, logo essa justiça vem de Deus, só teremos acesso a ela mediante o Espirito e a Palavra.
      Na paz.

      Excluir
    2. Só mais umas questões. Em nenhum momento disse que o Espirito vem por meio de rituais. A Palavra fala por diversas vezes que devemos nos encher dele, logo, é fruto de busca. Leia efésios 5:18
      E o que disse esta baseado na vida de terceiros sim, nós mortos que ainda falam, os homens e mulheres da bíblia.
      O amor de Deus não está em apuros, mas o nosso está, o que acaba comprometendo a fé das pessoas no amor dEle.
      Eu não quis dizer que o julgamento não é importante, nem que o conhecimento teológico também não seja, só dizer que eles não são tão importantes quando a Palavra e o Espirito, é uma questão de juízo de valor tbm. Escolher a ordem de relevância e importância das “coisas” em nossas vidas. O Conhecimento do Evangelho e o Espirito são a base da nossa vida com Deus, pelo próprio evangelho. Uma pena vc não ter compreendido.
      Na paz

      Excluir