domingo, 10 de novembro de 2013

Algumas criticas aos calvinistas


"Eu era da Assembleia de Deus, aí conheci a fé reformada e agora estou tentando trazer os meus para a fé Calvinista"
...........................................................................................................................................
"Se é assim, então quer dizer que Deus criou essas pessoas para serem condenadas?
Exatamente."
.............................................................................................................................................
"Com todo respeito, se Deus viola seus atributos, pq eu deveria culpar ou mesmo achar que lúcifer é mal?
Deus é Amor? Sim! ... ...Sim? Como alguém que é Amor cria um ser consciente para puni-lo em um lago de fogo, em estado eterno de tortura insondável ?
Não vejo amor nisso, vejo um Ser Muito Poderoso, e por ser poderoso é um covarde, pois por vontade própria cria seres conscientes para que estes sejam torturados pelos séculos dos séculos e estes seres são incapazes de escapar desse ser superior e horrivelmente sádico, é de dar inveja em lúcifer, Hitler, Mao Tse e CIA .
Deus é Justo? Seu trono está baseado na Justiça?Sim!... Sim??? Como um Deus que diz ser justo, ou ser a própria justiça, cria alguns seres para serem salvos e outros para serem queimados vivos eternamente? Uns salvará por que simplesmente quer, e outros por que simplesmente quer que queimem vivos por toda a eternidade.
E eu que pensava que Deus não fazia acepção de pessoas!
Mas parece que não é bem assim."
..........................................................................................................................................

Esses comentários - exceto o primeiro, que foi retirado de um outro blog - foram retirados dentre os comentários de um post que explicava o Calvinismo em face do livre arbítrio. Discussões como esta são cada vez mais comuns em blogs e redes sociais, e percebe-se que o número de Calvinistas é crescente ( o que pra mim é preocupante).

Diante de afirmações como as citadas acima, vem a necessidade da pergunta: Até onde é útil se apresentar como sendo fiel a certa doutrina, seja ela Calvinista, Arminiana, ou qualquer outra?
Não vou me aprofundar nas definições. Caso não saiba o que é Calvinismo ou Arminianismo, por favor, pesquise na internet para entender.
Após a pesquisa, perceberá que ambos oferecem base bíblica. Daí, vai dizer: "Eita, mas como saber qual tem razão no que diz?" Resposta: Nenhuma das. Há certas respostas que só teremos na eternidade, o melhor que temos a fazer é reconhecer isso.
Resolvi escrever esse texto por acreditar que calvinistas (com exceções, é claro) estão passando dos limites bíblicos estabelecidos. Estão afirmando de forma absoluta algo que não lhes compete afirmar. Creem que Deus veio revelar sua graça aos escolhidos: "aos predestinados à vida eterna; aos outros o dano eterno. "e espalham isso.
Acontece que esta não é a mensagem a ser proclamada. Se formos pela maioria, não de opiniões ou número de seguidores da doutrina, das informações bíblicas. Veremos que do inicio ao fim dela (bíblia) Deus anuncia a sua intenção de salvar a todos os homens. Essa foi a mensagem da cruz. A mensagem que os discípulos levaram à judeus e gentios é a de que Deus ama a todos os homens e deseja que todos se arrependam e alcancem a salvação por meio da graça de Cristo. Não fomos chamados a anunciar a predestinação, nem a converter pessoas à doutrinas. Essa nunca foi e nunca será a função da igreja aqui.

A internet é uma bênção, mas tem sido maldição na vida de muitas pessoas. Percebo que nós,cristãos, não temos feito bom uso dela nos últimos tempos. Temos esquecido que por trás de computadores há pessoas. Na internet, diante de crédulos e incrédulos, cristãos tem travado brigas violentas por questões doutrinarias, expõem e ridicularizam uns aos outros sem nenhum pudor. Na rede se esquecem que são a igreja, mas que não estão na igreja (templo), ou entre a igreja; escandalizam sem notar que o fazem, aliás, escandalizar é cada vez mais comum e não parece mais pecado -  graças a internet.
No evangelho lemos que quando havia divergências entre os discípulos, eles se reuniam para buscar solução. Não iam pra praça expor suas diferenças.
Outro mal que percebo nos Calvinistas (lembrando as exceções!) São altamente metódicos e superficiais em seu conhecimento: Sabem muito, mas sentem pouco. Vejo muitos sem nenhuma graça ou humanidade, e quando nos falta humanidade nos falta tbm a capacidade de reconhecer nossos próprios erros, uma vez que só humanos erram, se arrependem e mudam de rumo; sem reconhecer isso o orgulho nos domina.
Com a metodologia eles reproduzem outros iguais, daí, todos se apresentam de forma semelhante; pensam igual, todo mundo concorda com todo mundo e na maioria das vezes rejeitam qualquer pensamento contrario ao deles. Me lembra seita. É a minha opinião.

Observo em alguns blogs os comentários dos novos calvinistas,  procuram os mais velhos, ou os com mais conhecimento e fazem perguntas como: "Fulano, o que você pensa de tal coisa?", daí vem uma chuva de perguntas de outros querendo saber a posição do mais sabido em relação a determinada doutrina ou pensamento. Insistem quase que implorando por uma identidade igual a do outro, é mais ou menos assim: "Preciso saber o que você pensa sobre isso pra eu pensar igual". Foi se o tempo em que entre os cristãos a mente de Cristo era a mais cobiçada; que saber coisas sobre ele era o mais importante. Não tô dizendo aqui que não podemos fazer perguntas a outros que sabem mais do que nós, ou aprender com outros, não é isso! Nos casos que observei é falta de autonomia mesmo.
Outro mal dos Calvinistas: Por serem muito metódicos, creem numa mensagem só: Todos são desgraçados condenados ao inferno e precisam saber disso para reconhecerem a justiça e soberania de Deus e assim serem salvos". Essa deve ser a base da mensagem a ser pregada.
Sim, essa é uma mensagem a ser pregada, talvez uma das mais importantes, mas não a única. Peguemos João Batista pregando aos israelitas: "Arrependei-vos, raça de víboras", e levemos essa mensagem para o oriente médio, a um país de maioria muçulmana onde o cristianismo é combatido. Garanto que antes do pregador terminar a sua fala já terá sido assassinado. Uma coisa é você pregar a um povo que conhece a Deus e tem acesso a ele e mesmo assim e obstinado e não reconhece o seu mal; outra coisa é você ir pregar a um povo que nunca ouviu nada sobre Cristo. As vezes a melhor pregação é o serviço; outras vezes, fundamental é ser amigo antes de introduzir qualquer mensagem. No mais, existem vários relatos de conversões na biblia de pessoas que nem mesmo ouviram uma mensagem; como é o caso do apóstolo Paulo, que teve uma experiência com Deus, uma visão, e se converteu. Deus tem seus meios de alcançar as pessoas. É necessário ter sabedoria, não a humana e carnal, mas a do alto, pra lidar com povos diferentes, pessoas diferentes, enfim, contextos diferentes. Por isso é importante o cuidado extra na internet. Nela matamos na certeza de que estamos ajudando, depois do mal feito, só Deus pode desfazer o estrago que fazemos.

Você deve tá se perguntando: "Se não toma partido porque esta criticando só os calvinistas?" A resposta esta descrita aí acima.  A mensagem Calvinista se proclamada (barbaramente), leva pessoas a questionarem o caráter de Deus; dá toda condição para crermos que Deus é um dissimulado - ainda que está não seja a intenção. Por isso, a única coisa que tenho contra Calvinistas é o fato de serem Calvinistas. Na bíblia não vemos esse tipo de coisa: Pedrianismo. Paulismo. Joaobatitismo. Vejo Cristo como suficiente para todas as coisas, não há necessidade de partidos uma vez que a mensagem da bíblia é uma só: Deus veio ao mundo para salvar os homens mediante a graça de Cristo.

Nos somos os mensageiros dessa noticia, e podemos fazer como Paulo, o maior missionário de todos os tempos na minha opinião.“Fiz-me como fraco para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns.” 1 cor 9.

Acredito no amor como base de tudo. Não tenho medo de afirmar que para Deus: Quem não ama não serve; não importa quão boa seja a sua intenção e o quão bem formado e informado tu sejas. Amar é fundamental, é dom supremo. Já li coisas lamentáveis entre calvinistas e arminianos. É tenso.

“Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens” (Tt. 2:11). “Mas Deus, não levando em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam”

Concentremo-nos nessa mensagem, ainda que não a compreendamos completamente; saíamos das questões que não são da nossa alçada. Vamos simplificar nossas vidas diante do mundo pra que vejam Cristo em nós, não Calvino ou Arminio. Não somos representantes de homens, mas de Cristo.

A bíblia não se contradiz, nós que não temos todas as respostas.

Deixo claro: Não escrevi com a intenção de ofender ninguém. Apenas percebi que o calvinismo trilha por um caminho de quase religião radical; deixou de ser apenas um meio de identificar opiniões, ou demonstrar que você simpatiza com o pensamento de alguém, no caso de Calvino, pra ser maquina de guerra de muitos cristãos.

Encerro com um trecho do livro "Cristianismo puro e simples":

Em primeiro lugar, as questões que dividem os cristãos entre si quase sempre envolvem pontos da alta teologia ou mesmo de história eclesiástica, que devem ser tratados apenas pelos verdadeiros conhecedores da matéria. Valdeando nessas águas profundas, eu não poderia ajudar a ninguém; antes, teria de ser ajudado. Em segundo lugar, penso que deve admitir que a discussão dos pontos disputados não contribui em nada para trazer para o âmbito cristão uma pessoa de fora. Enquanto nos ocuparmos em escrever e discutir sobre estes temas, estaremos fazendo mais para impedir essa pessoa de ingressar em qualquer comunidade cristã do que para traze-la para a comunidade à qual pertencemos. Nossas divisões só devem ser discutidas na presença dos que já chegaram a acreditar que existe um único Deus e que Jesus Cristo é seu único filho."
C.S Lewis

Na paz.


Nenhum comentário:

Postar um comentário