quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Como não ler a bíblia em 1 ano – e como lê-la em 07 dias (brincadeira, 07 dias da não rs)




Outro dia, """durante a leitura bíblica"", me bateu um """sono avassalador""", dormi sem ver e sem querer (querendo), quando abri os olhos a bíblia estava sobre mim; em seguida me lembrei que ainda tinha uma revista no meu plano de leitura pra aquela noite, pensei: "Vou ler só um trechinho porque tô com muito sono hoje". Abri a revista e a li praticamente toda! quando acabei a leitura não havia um vestígio de sono. A palavra de Deus é tranquilizante, rs.
Observando esse fenômeno (sono durante a leitura bíblica) cheguei a um principio: o principio da persistência.


Não é possível que tantos cristãos ao longo dos séculos estivessem endemoniados, ou sofrendo perseguição maligna na hora da leitura bíblica. Você já deve ter dito ou ouvido alguém dizer: "Gente, é só eu começar a ler a bíblia que o sono vem.". Cristãos sinceros passam por isso, e como é algo ruim atribuímos ao diabo. Mas nem tudo é diabo, lendo a bíblia vemos que Deus causa mais estragos que Satanás, não que ele seja igual a satanás, são dois seres totalmente distintos e agem com propósitos diferentes. Tudo que Deus faz é com a finalidade de produzir algo bom ou justo.
Esse sono e indisposição pra ler a bíblia creio não vir de Satanás, nem de nós mesmos, mas de Deus.
O principio da persistência
Sou muito curiosa e tudo pergunto a Deus - fica a critério dele responder (é claro), mas perguntar é de graça e não arranca pedaço rs: "Senhor, por que isso??? Esse sono infernal na hora de ler a bíblia, disposição pra carregar um boi, mas zero pra ler a bíblia"??!!!”.
Daí, Ele me trouxe esse principio, o principio da persistência. Esse principio tá na bíblia inteira, mas nem sempre notamos a sua importância e efeitos. Davi foi um dos que mais fez uso dele, ele era um homem que clamava, persistia em oração, se humilhava, rompia em fé olhando pra Deus e recebendo dele a direção que precisava. Jesus falou demais dele, contou inúmeras parábolas expondo o principio da persistência. “Batei e abri ser-vos-á, pedi e dar-se vos -a, perseverai em oração, o senhor ainda que tardio o responderá”. Contou a parábola da viúva chata que importunava o juiz diariamente pra que ele resolvesse a causa dela e teve êxito, graças a persistência. São muitos os exemplos.
Todas as historias e exortações de Cristo nesse sentido mostra que Deus não é um ser fácil, ele não se deixa achar facilmente. Ele é acessível sim, mas não é fácil. Pra chegarmos a ele, a ter comunhão com Ele; pra chegarmos ao ponto de amarmos a sua Palavra e meditarmos nela dia e noite com prazer, é necessário a aplicação de um principio: A persistência
Creio: Deus quer que provemos a Ele que de fato Ele é o principal em nossas vidas, de que estar com ele é nossa maior ambição.
O que você faz quando quer muito uma coisa, ou deseja estar com alguém especial? O que você faz pra conseguir o que quer? Se esforça, não é mesmo? enfrenta dificuldades, se humilha, rompe limites pra alcançar aquilo que deseja; não apenas fala, mas age; corre atrás.
Lamento informar, mas não é com aquele cronograma de estudo que ganhou na igreja que irá conseguir ler a bíblia em 1 ano. Na verdade, esse cronograma atrapalha mais que ajuda, ao menos foi o que observei, geralmente não conseguem segui-lo, e por não conseguirem frustram-se e largam de lado o cronograma e a bíblia.
Você quer realmente ler a bíblia em uma ano, ou menos? Sim?!; então rompa seus limites! Enfrente o sono, leia de madrugada, cansado(a) mesmo, faça sacrifícios. Mostre pra Deus que Ele é prioridade e aos poucos você verá o sono ir embora, a falta de interesse ir embora, a dor de cabeça ir embora. Você lerá com prazer, e lerá varias vezes ao dia, contará as histórias, entenderá o que ler - essa é a parte mais importante, entender o que ler. Existe um principio reformado que diz que a bíblia se auto- explica, eu não sei se compreendi bem esse principio, mas pelo que entendi, não concordei. A bíblia não se auto explica, Deus nos explica a bíblia. Quem diz que a bíblia é um livro difícil de se entender (99,9% da população) tem razão, ele é um livro difícil de se entender, diria impossível de se entender,  e não sou eu quem diz isso, é a própria bíblia. Por favor leia 1 coríntios 2 todo , mas leia mesmo!
A bíblia é espiritual e nos carnais, é impossível ao homem natural compreende-la sem o Espírito, que é quem nos torna espirituais e capazes de compreender coisas que se discernem espiritualmente; sem ele  iremos ler e  interpretar da forma como conseguirmos ou acharmos melhor - ou o mais próximo do que concordamos -  mas não vamos chegar ao que Deus da sabedoria do alto, a sabedoria que da vida, graça e produz frutos eternos. Então de nada adianta ler a bíblia sem Deus, não entenderá nada e ela não produzirá nada. 

O segredo da nossa vida é estar em Cristo, "estai em mim, e eu em vos, sem mim nada podeis fazer".  
Pra estar em Cristo precisamos romper e nos esforçar, mostrando a ele que realmente ele tem a primazia, tem o nosso melhor, o melhor dos nossos sacrifícios. Temos que prova-lo que o que sai da nossa boca é realmente o que está em nosso coração, que, de fato, Ele é o mais amado e desejado da nossa vida.
Deus deu o melhor que ele tinha para estar conosco, o que estamos dispostos a fazer para estar com ele? Em frente o sono, a dor, o cansaço, e em breve não terá mais que enfrenta-los. 

Boa leitura!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário