quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Afinal, Deus é bom ou Deus é mal?





Mais um post originário das indagações do meu amigo João - não vou mais chamar ele de amiguinho porque já calça 40!

Sempre que conto alguma historia bíblica pra ele ele se surpreende com Deus, e me surpreende tbm com suas conclusões acerca do caráter de Deus. As vezes a historia rende um: "tadinho de Deus"; outras vezes: "nossa, Deus é mal!".
Eu sei que não é só o João que passa por essa confusão acerca do criador, eu já vivi isso diversas vezes em determinadas circunstancias, e creio que não somos os únicos.
Ja ouvi: "Deus odeia o pecado, mas ama o pecador"; Já ouvi também: "Deus odeia o pecado e odeia o pecador".
Eita, que confusão!! Afinal, qual a frase correta? Deus é bom ou mal, ele ama ou odeia?

Significado de ódio: "Sentimento de profunda inimizade; paixão que conduz ao mal que se faz ou se deseja a outrem. Ira contida; rancor violento e duradouro. Viva repugnância, repulsão, horror. Aversão instintiva, antipatia.Ódio mortal ou ódio figadal, o que é muito intenso e leva uma pessoa a desejar a morte de outra"
Acho que não é necessário colocar o significado do amor aqui. Sabemos bem que amor e ódio são opostos; sabemos que é impossível uma fonte produzir água e vinho ao mesmo tempo, que é impossível uma arvore produzir duas especies de frutos; sabemos também que a bíblia diz que Deus é amor, mas não encontramos em nenhuma outra parte dela a informação de que Ele seja tbm ódio. Portanto, podemos somente por essa definição lançar por terra a ideia de que: "Deus odeia o pecado e odeia o pecador", mentira!
Três histórias que assustaram o João. Primeiro a do profeta que foi morto por um leão (1 reis 13). O profeta foi a Betel entregar uma profecia da parte de Deus para o rei, Deus o havia dito para não comer e nem beber naquela cidade, mas que entregasse o recado e voltasse. Porém, um outro profeta o enganou, mentiu dizendo a ele que Deus o havia falado pra ir ao encontro dele e dize-lo que pousasse em sua casa; o profeta na sua inocência, ingenuidade (ou burrice mesmo), foi, comeu e bebeu com o outro. "E clamou ao homem de Deus que viera de Judá, dizendo: Assim diz o SENHOR: Visto que foste rebelde à boca do SENHOR e não guardaste o mandamento que o SENHOR, teu Deus, te mandara; antes, voltaste, e comeste pão, e bebeste água no lugar de que te dissera: Não comerás pão, nem beberás água, o teu cadáver não entrará no sepulcro de teus pais. E sucedeu que, depois que comeu pão e depois que bebeu água, albardou ele o jumento para o profeta que fizera voltar. Foi-se, pois, e um leão o encontrou no caminho e o matou; e o seu cadáver estava lançado no caminho, e o jumento estava parado junto a ele, e o leão estava junto ao cadáver" 
Outra historia, a do Moises. Moises liderou o povo de Israel no deserto durante anos e anos, caminhavam em direção a terra prometida,  no entanto, um dia Deus disse a Moises para falar com a rocha pra que ela  desse água ao povo; Moises, estressado, ao inves de falar deu uma varada na Rocha, Deus disse: "Visto que não crestes em mim, para me santificardes diante dos filhos de Israel, por isso, não fareis entrar este povo na terra que lhe dei." Números 20.7-12
A ultima.  Ananias e Savira, mentiram a respeito do dizimo e morreram ambos. Atos.

João ficou com pena desses todos, por isso o: "nossa, Deus é ruim, hein?

Não, Deus não é ruim, Ele só não é dobrável. Deus nos ama sim, com amor verdadeiro, mas isso não faz dele um boca aberta. Deus é amor mas justiça também é um de seus atributos. Ele não negocia a obediência, obedecer não é opcional!
Tudo isso foi escrito pra nós, pra que reconheçamos a soberania de Deus. Ele não deu mole pra essas pessoas e, porque não mudou, certamente não dará mole pra nós. Se desobedecermos colheremos, colhemos, frutos  amargos.
Deus tem provado o seu amor por nós. Ele nos ama mais do que a nossa mãe seja capaz de amar, mas não conseguimos dobrar Ele como muitas vezes dobramos a nossa mãe. Nossa mãe perde a moral conosco ( a minha em um momento perdeu) porque promete e não cumpre: " Menino, você vai ficar um mês sem internet se fizer "tal coisa", "menino, se me desobedecer de novo vai apanhar", e nada de surra, e nada de cortar internet, perde a autoridade, perde o temor dos filhos, o respeito.
Deus não permite que tal coisa aconteça com o bom nome dEle - "Escreveu não leu, o pau comeu".
Ele é temível, as vezes terrível, e expõe isso na bíblia inteira, mas muita gente faz questão de ignorar.
Entendo que quando um pregador afirma: "Deus odeia o pecado e odeia o pecador", talvez ele esteja preocupado com o amor de Deus que esta sendo pregado por grande parte das igrejas do nosso tempo, um amor boboca que aceita tudo o que o filhinho faz, e passa a mão na cabeça do filhotinho, e fala o que o filho quer ouvir, e etc. É terrível isso! e pessoas se viciam nisso, muitas vezes por conta desse Deus sem vontade que pregam por ai elas resistem a realidade, quando ouvem a verdade acerca de determinado assunto elas não suportam, estão ficando mimadas.
Precisam conhecer o Deus que não troca a vontade dele pela nossa, que não negocia a santidade. Ele é o SENHOR, chefia, e nunca abrirá mão disso. A palavra dEle é a que deve prevalecer, do contrario, morraaaa. Deus é osso.
Mas é uma mentira dizer que Ele odeia o pecador. Se Deus odeia o pecador todos nós somos automaticamente alvos do ódio dele. Percebo pela leitura bíblica que as pessoas que mais irritam Deus - sim, Deus se irrita, ele enjoa, etc - são os hipócritas, e hoje a casa da hipocrisia se chama: "igreja", religião, religiosidade, isso é abominável a Deus. Enfim, se Deus odeia o pecador, geral tá lascado. Mas porque ele ama o pecador, só tá lascado quem se recusar a viver no amor dele por meio da graça de Cristo Jesus, só quem nega Jesus tá lascado, só.
Por meio destas e de outras historias, como a do Davi, que sofreu horrores quando pecou contra Deus, Deus da o seu recado: Se você tem que sentir medo de alguém, esse alguém é Deus.

O Senhor é bom e nos ama com amor verdadeiro. Demorei a acreditar nisso, pra mim era mais fácil acreditar que Deus me odiava do que em Ele me amava de verdade e queria estar comigo, que deu o filho pra me salvar - coisas de Pai. O Deus ruim, carrasco, que caga e anda pras pessoas era mais aceitável. Foi trabalhoso pra Ele me convencer por isso fiz questão de escrever esse texto pra dizer a você que Deus o ama, que Ele é bom sim. Ele é misericordioso e compassivo, ele nunca te rejeita, mesmo você não valendo nada. Ele é tão louco de amor por você que Ele enviou o seu único filho pra morrer no seu lugar e assim te fazer um com Ele. Ele te ama tanto que Ele, sendo totalmente santo, tem suportado o mundo e a sua corrupção a milhares de anos, isso para nos da o fim que desejamos.
Deus odeia o pecado, mas ama o pecador. Só não devemos esquecer todos os seus outros atributos.
Tema a Deus, tenha mais medo de Deus do que do diabo. Mas tbm não permita que o medo te afaste dEle. O primeiro grande mandamento que Ele nos deu foi: "Ame a Deus sobre todas as coisas"; e não: Tema a Deus sobre todas as coisas; se você vai na igreja ou segui a Deus por medo, desculpa ai, mas o inferno é morada ideal pra você, tenha sabedoria para separar as coisas. Quem ama cumpre todos os mandamentos.
Esteja em Deus. Se esforce em conheço, assim erraremos menos em nossos julgamentos.

Deus é bom. Eu quero morrer crendo que ele é bom, porque ele é bom! A nossa vida só faz sentido nEle.

"Para que todos sejam um, como tu, o pai, o és em mim, e eu em ti, que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste: Joao 17.

Nenhum comentário:

Postar um comentário