segunda-feira, 22 de julho de 2013

O Deus que tudo pode

“Senhor, eu sei que tudo podes; e que nenhum de seus planos pode ser impedido.” Jo 4:2

Que a bíblia é autoridade na vida de todo cristão temente a Deus ninguém tem dúvidas - ou não deveria ter. Mas que ela não é o único meio pelo qual Deus fala e revela seus mistérios e vontades nem todos sabem.
Algumas formas do Senhor se revelar:
1- Pela própria Palavra, bíblia. joão 5
2- Por meio de anjos. Heb 1;13. Mat 28
3- Por meio de outras pessoas. Isaías 6;8.. 2 Samuel
4- Por meio de sonhos e visões. Daniel 5, Gen 37
5- Por meio do Espirito Santo. João 14.16,17,26; 15.26; 16.7;Atos 13.2; Atos 16.6
É ordem expressa de Deus que ninguém mude nada em sua palavra, tudo deve ser ensinado conforme está escrito, “Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema” (Gl 1.9); porém, como a própria bíblia mostra, ela (bíblia) não é a única forma pela qual ele fala, e ha possibilidades de Deus dar ordens diferentes as expressas na bíblia, ou que não seja possível saber apenas por meio da leitura bíblia, por exemplo: Se o proposito de Deus para a tua vida é o de que você vá para o Nepal fazer missões, isso não esta na bíblia; não tá lá: "Fulano, vá para o Nepal no ano de 2000 e etc"; "Fulano eu quero que você corte todo o seu cabelo", isso não é bíblico, mas não quer dizer que não seja verdade, pois lhe foi dada a ordem - o que não quer dizer que você deve sair dizendo que Deus deseja que todos raspem a cabeça e vá para o Nepal.
Vou citar aqui alguns casos.
A primeira historia que me chamou atenção pra esses "pedidos" estranhos de Deus foi a do Abraão. Abraão desejava muito ter um filho e Deus o deu esse filho, porém, um dia , para testa-lo, Deus o pediu para sacrificar o seu filho único, o Isaque; filho este que ele (Deus) havia o dado. Abraão subiu ao monte levando Isaque para ser sacrificado. Sabemos que era apenas uma prova e que ele não chegou as vias de fato. O que chama atenção nessa historia, ao menos a minha, é o fato do Abraão não ter duvidado e nem questionado se era realmente Deus quem o havia pedido pra fazer esse sacrifício tão estranho, uma vez que o próprio Deus o havia prometido esse filho e Deus condena o sacrifício de humanos. Por mais estranho que foi o pedido em nenhum momento ele duvidou de que ele vinha de Deus. Tento me colocar no lugar dele e imaginar o que eu teria feito, e chego a conclusão de que eu negaria, eu colocaria na minha cabeça que aquilo não vinha de Deus, faria como o Pedro: negaria, negaria, e negaria. Pedro em seu momento de oração teve uma visão, "Então uma voz lhe disse: “Levante-se, Pedro; mate e coma”. Mas Pedro respondeu: “De modo nenhum, Senhor! Jamais comi algo impuro ou imundo!” A voz lhe falou segunda vez: “Não chame impuro ao que Deus purificou”. Isso aconteceu três vezes, e em seguida o lençol foi recolhido ao céu." atos 10.
Pela lei aqueles animais eram imundos e os israelitas não poderiam come-los. Mas Deus falou com ele: "Mata e come". Ele disse: "De forma alguma senhor" - querendo dizer a Deus que ele nunca havia se contaminado com aqueles animais, e que ele guardava as leis; ele só não percebeu que era o próprio Senhor da lei que o estava dando a ordem pra matar e comer. Compreende? Precisamos nos apegar não somente as leis e regras gerais de Deus, mas também sermos sensíveis e atentos a sua voz.
Sansão. Sansão é conhecido por seu ponto fraco: as mulheres. Deus planejou o nascimento de Sansão, e planejou também o casamento de Sansão (e desconfio que planejou tbm a sua morte). O casamento foi estranho: "E desceu Sansão a Timna a uma mulher das filhas dos filisteus, subiu e declarou-o a seu pai e a sua mãe, e disse: Vi uma mulher em Timna, das filhas dos filisteus; agora, pois, tomai-ma por mulher." O pai e a mãe foram contra pois o povo de Israel , por ordem de Deus, não deveria se unir por laços matrimoniais a outros povos. "Mas seu pai e sua mãe não sabiam que ISSO VINHA DO SENHOR; pois buscava ocasião contra os filisteus." Juízes 14. Ao longo da bíblia você encontrará mais frases como está: porém isso vinha do Senhor..
Tem também o casamento polemico do profeta Oseias: "disse o Senhor a Oseias: Vai, toma uma mulher de prostituições e filhos de prostituição."
Vemos outras estranhezas. Ezequiel, Deus o pediu pra cozinhar com fezes humanas.
"Ezequiel, tu comerás a tua comida como bolinhos de cevada, e à vista de todos assarás os bolinhos sobre excremento humano".
Isaías andou nu por 03 anos a mando de Deus. Isaías 20.
Você pode encontrar mais historias lendo a bíblia. Jeremias também teve lá os seus micos a pagar, tudo feito com propósitos.
A verdade é que Deus não mudou. Isso tudo causa estranheza e incompreensão, às vezes escandaliza, mas lembre-se: Trata-se de pedidos específicos de Deus na vida de determinada pessoa. Não deve ser pregado e nem ensinado. Se Deus falou algo a você, obedeça! mas não saia pregando como se fosse válido pra todos.
A leitura bíblica deve ser acompanhada de uma vida de oração. Tomar decisões e fazer julgamentos sem oração e resposta do Senhor pode ser perigoso, talvez, sem a intenção, você pode estar indo contra algo que veio de Deus, isso aconteceu muito na bíblia.
Exemplo:
A Bíblia relata que Josué fez pacto de paz com os mensageiros gibeonitas, pensando que eram embaixadores de uma terra distante.  Somente três dias depois, conta a Bíblia, “ouviram que eram vizinhos e que moravam no meio deles” .  Josué e todos os israelitas foram enganados e não havia como voltar atrás.
O verso 14 resume o erro de Josué: “então os homens de Israel tomaram da provisão deles, e NÃO PEDIRAM CONSELHO AO SENHOR”.
Tem outro exemplo, a do rei Josias. Josias era rei dos Israelitas, o povo próprio do Senhor, e por conta disso ele subestimou o rei do Egito. Não creu que Deus, o mesmo Deus de Israel, estava com o rei do Egito e havia falado com o rei Neco.
"Depois de tudo o que Josias fez, e depois de colocar em ordem o templo, Neco, rei do Egito, saiu para lutar em Carquemis, junto ao Eufrates, e Josias marchou para combatê-lo. Neco, porém, enviou-lhe mensageiros, dizendo: "Não interfiras nisso, ó rei de Judá. Desta vez não estou atacando a ti, mas a outro reino com o qual estou em guerra. Deus me disse que me apressasse; por isso para de te opores a Deus, que está comigo; caso contrário ele te destruirá". Josias, contudo, não quis voltar atrás, e disfarçou-se para enfrentá-lo em combate."
Ele não quis ouvir o que Neco lhe dissera por ordem de Deus e foi combatê-lo na planície de Megido. Na batalha, flecheiros atingiram o rei Josias, pelo que disse aos seus oficiais: "Tirem-me daqui. Estou gravemente ferido". Em seguida morreu.
Aprendemos com a bíblia, aprendemos com pessoas sábias, mas não devemos jamais achar que sabemos tudo sobre Deus e suas ações: Não devemos abrir mão da nossa consulta diária a Deus!

Gosto de observar debates entre ateus e cristãos, vejo que o que mais citam são as historias em que fica claro que Deus matou tal povo, ou ordenou a matança de  homens, velhos e crianças, eles ficam indignados e o chamam de incoerente: "Pode?? o Deus que diz nos seus 10 mandamentos que não devemos matar, roubar, e etc. fazer tais coisas???"

Nesse caso copio a resposta de alguém:
"...Pois os mandamentos são para os homens seguirem, sejam fazendo ou deixando de fazer algo. Quando Deus é quem faz algo que é proibido ao homem, eu digo, que só Ele pode fazer, ao homem não cabe julgar. Em resumo: Deus é Deus, e o homem é o homem, não cabe a nós julgarmos Ele por seus desígnios. O importante é que seja feita a Sua vontade, não importa o que aconteça. O próprio Jesus nos ensinou isso na oração do Pai-Nosso."

E pra cumprir seus propósitos Ele usa quem? Pessoas! Se ele pedir a você para andar nu por 03 anos, você deve obedece-lo! se ele diz a você para casar-se com uma mulher de prostituições você deve casar! não importa o que Ele peça você deve fazer, só estará pecando se não fizer. Da mesma forma, se Ele não te pediu para fazer algo não faça.
Quis escrever porque fui premiada, e esse texto será a minha resposta pronta a quem porventura pedir razão da minha "insanidade". Mas ainda não sei de nada. Só sei que amo demais o Senhor da voz.

Ore!
Jesus é Deus, e mesmo assim, diariamente, se retirava para orar; antes de escolher os 12 apostolos ele passou a noite TODA em oração.
Se não quer errar em suas escolhas e nem julgar mal, a bíblia somente não será suficiente, é preciso mais, é necessário fazer uso dos joelhos e jamais abrir mão da voz do Espirito. Palavra, Espirito e Oração fazem do cristão um Cristão.

‘Faça-se em mim a tua vontade, agora e para sempre, amém!’ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário