domingo, 23 de março de 2014

Fé segundo o mundo x Fé segundo Deus


No mundo existe dois tipos de fé: a fé segundo Deus e a fé segundo o mundo - uma luta contra a outra. Nestes últimos dias a fé segundo o mundo parece estar levando a melhor. É notável a crise de fé no meio cristão; para perceber isso basta observar a si mesmo; por vezes não conseguimos dormir temerosos com o futuro, nossa alma se inquieta diante da falta de esperança, ou mesmo da esperança tardia.
Existem padrões de beleza, de educação, de condição financeira, de boa vizinha, próprios do mundo, e o cristão acaba desejando se adequar a estes padrões - o que acaba por agravar a sua crise. Estando na crise é quase inevitável que nos apeguemos a fé segundo o mundo. A fé que diz:  Eu tenho dinheiro por isso durmo em paz; eu tenho um bom emprego por isso tenho segurança; eu tenho uma família por isso eu tenho alegria; eu tenho por isso eu descanso. A fé do mundo é na segurança. É a fé no visível, no palpável. Já a fé  cristã é uma pessoa, que para nós é (ou deveria ser) a própria segurança: Eu tenho Cristo por isso eu tenho tudo.

Duas historias que evidenciam as diferenças entre as fés: A fé de Geize e a Fé de Eliseu.

"E o moço do homem de Deus se levantou mui cedo e saiu, e eis que um exercito tinha cercado a cidade com cavalos e carros; então, o seu moço lhe disse: Ai! Meu Senhor! Que faremos?
E ele disse: Não temas; porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles. E orou e disse: Senhor peço-te que lhe abras os olhos, para que veja. E o Senhor abriu os olhos do moço, e viu; e eis que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu" 2Reis 6:15-17.

A segurança do homem que acompanhava Eliseu, o Geize, era segundo o mundo. Ele reagia de acordo com o que ele via; se o que ele via era mal ele se desesperava; se o que ele via era bom, ele descansava. A segurança de Eliseu era Deus, ele cria que Deus era com ele e tinha total controle daquela situação, nisso ele cria e descansava.

"E Jesus propôs-lhe uma parábola, dizendo: a herdade de um homem rico tinha produzido com abundância...E disse: Farei isto: derrubarei os meus celeiros, e edificarei outros maiores, e ali recolherei todas as minhas novidades e os meus bens, e direi a minha alma: alma, tens em deposito muitos bens, para muitos anos; descansa, come, bebe e folga. Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma, e o que tens preparado para quem será?" (Lucas 12)
Fé no que se vê, fé no que se tem, fé na segurança, essa é a fé do mundo.

Nossa crise de fé pode nos levar ao óbito espiritual quando adotamos a fé do mundo ou a misturamos com a nossa fé em Deus. A Fé dos nascidos em Cristo é a fé no próprio Cristo em qualquer circunstância. Ele é a nossa segurança. Essa é a verdade fundamental do Reino, essa é a verdade que traz luz ao mundo, a verdade a qual devemos recorrer sempre; já que sem fé, aos poucos, destruímos o nosso vinculo com Deus. "Ora sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele exista, e que é galardoador dos que o buscam. Heb 11:6

Se perdeu a fé ou a misturou com a fé do mundo, não se sinta a pior pessoa do universo, todos nós passamos por isso em algum momento da vida e o inimigo luta para nos fazer trocar a fé em Cristo pela fé na segurança do que é visível, temos vários exemplos bíblicos disso.
Sabe qual foi o tratar de Deus na vida de muitos do que misturaram a fé, ou perderam a fé? A retirada da segurança. Se ler a biblia com a devida atenção verá que Deus levou alguns a perderem tudo o que possuíam para que se apoiassem somente nEle novamente. Mas não precisamos chegar a tal ponto. Podemos hoje mesmo nos arrepender e voltar ao Senhor; crer que Ele é digno de confiança, o único digno de confiança. nEle podemos viver e descansar. Decida voltar a fé segundo Deus, a fé que "é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos"(Hebreus 11).

"Porque Ele vive posso crer no amanhã, porque ele vive, temor não há. Pois eu bem sei, eu sei, que a minha vida está nas mãos do meu Jesus, que vivo está!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário