quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Bora pra igreja? - Convite oficial

Lá você encontra:

Muita música;
Peças teatrais;
Musicais;
Filminho;
Sorteios;
Sessão de fotos;
Praça de alimentação e muito mais!!
(Em algumas, dependendo do tamanho e tecnologia, você pode até sair no vídeo e aparecer no Youtube!!!)

Ironia à parte, pois o caso é sério, grave e triste. Não tenho aqui a pretensão de dizer como deve ser feito um culto a Deus, o passo-a-passo do mesmo, só citar o que creio que não seja um culto a Ele:
Tudo aquilo que não é feito por meio dEle próprio e para Ele, não é um culto a Ele. - hehe,que tanto Ele, e lá vem mais:
"Porque Dele, e por Ele, e para Ele são todas as coisas; glória, pois, a Ele eternamente.Amém!"(Rm 11.36)

Até pouco tempo atras eu costumava assistir a vários cultos online de denominações diferentes, mas, conforme fui vendo o andar das coisas, o espaço realmente dado a pessoa que eles chamam de Senhor e Deus de suas vidas, fui me afastando; ver estava agonizante, pesado mesmo.
Na maioria deles você encontra tudo o citado acima, exceto a Palavra de Deus, o Evangelho.
Encontra muita musica, não me refiro a louvor ou adoração, pois o que tem prevalecido é somente música mesmo, e o tempo dedicado a ela é cada vez maior, em algumas mais parece show, dão espaço pro solo da guitarra, bateria, etc.
Em outras, a música é como um ritual, como o antigo ritual indígena da dança para atrair chuva, no caso de algumas igrejas, usam a música para tentar atrair o Espirito, ou gerar uma comoção generalizada - não que seja ruim querermos atrair o Espirito, é uma ótima intenção, mas o que vejo são pessoas querendo usa-lo por alguns  minutos, terem algumas "sensações"; saindo porta afora o deixam, não querem ter vida com Ele, não querem e nem pretendem andar no Espirito, e acredito não ser por meio de música que atraímos a sua presença, isso se alcança por meio da santidade.
Outras tem apresentação de casais, crianças, sessão de fotos; uma conversa descontraída,  e nisso se vai metade do "culto"
Me lembro de uma que fui visitar e, cada vez que chegava um novo visitante eles paravam o culto e cantavam: " Seja bem vindo querido visitante..." dei graças por não ter chegado atrasada, não sei que cara iria fazer, constrangedor.
Agora o que mais vi: Durante o louvor as pessoas sentirem o mover do Espirito, e naquele envolvimento e emoção, o pastor falar: "Não vamos quebrar o mover do Espirito", e o culto acaba ali, sem a pregação da palavra :(

A FÉ VEM PELO OUVIR, E O OUVIR PELA PALAVRA DE DEUS Rom 10:17
A parte mais importante do culto na realidade é todo o culto, desde que esse seja guiado e dedicado exclusivamente a Deus. Mas como ser guiado por Deus, ou dedicar algo genuinamente a Deus sem conhecermos esse Deus? não tem como!
O conhecimento vem pela Palavra, a Palavra de Deus é a base de tudo.
Sem o conhecimento da Palavra não ha fé, e consequentemente nada que agrade a Deus (heb 11).
O Senhor não recebe louvor de corações hipócritas  e nem se submete à nossa maneira de fazer as coisas; creio que alguém vá pensar: "Mas o mover do Espirito é uma coisa boa, nos faz bem, etc." sim, O mover do Espirito realmente é uma coisa maravilhosa, indescritível, mas se conhecessem a palavra saberiam que é desejo e proposito de Deus que este Espirito habite em nós, que esteja conosco todos os dias (joão 14), é possível levar esse mover para a nossa casa, não é glorioso?!!
No mais, na grande maioria das vezes, esse mover não passa de emoção vazia, que nada produz. Saindo daquele ambiente já esta tudo normal: sem mover, sem sentimentos, sem temor e afeto verdadeiro por Deus, seguem suas vidas mundanizadas, secas e vazias em obras.
O Senhor insiste para que o busquemos e o conheçamos por meio da sua Palavra:
“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam”
A FÉ VEM PELO OUVIR, E O OUVIR PELA PALAVRA DE DEUS Rom 10:17

Não quero que alguém pense que sou contra emoções e sentimentos, pois não sou, sem eles seriamos como maquinas, pessoas indiferentes e frias com outros; emoções e sentimentos fazem parte da nossa vida com Deus. Amor e temor devem andar juntos. Só creio ser impossível ter uma  vida com Deus sem termos conhecimento dele.
Como conhecer Deus sem ouvirmos sobre Ele? 
Como amar, confiar, e agradar a alguém que não conhecemos? Impossível!
A Palavra vivificada pelo Espirito é o único meio de conhecermos a Cristo,  o único meio de sermos verdadeiramente tocados e transformados, é o caminho da genuína adoração e serviço a Ele.
É o único caminho para a salvação dos perdidos, nela esta o consolo ao  desesperado e abatido.
Ha muitos sedentos pela palavra de Cristo, que querem ouvir a sua voz, sentir o amor dele, muitos mesmo.  mas quando vão a alguns "cultos"  lá só encontram entretenimento, clube social, jogo de interesses; defraudação da glória de Cristo.

A Palavra precisa voltar para os púlpitos; Cristo  precisa voltar para o centro; o Espirito precisa voltar para a nossa direção, e nós, a igreja, precisamos abandonar as vaidades e superficialidades e nos submetermos a Eles, pois por melhores que sejam as nossas intenções, é só com Eles (Palavra e Espirito) que as coisas funcionam por aqui.
Do corpo Cristo é o cabeça, o Espirito Santo é o sangue, é nós somos a parte que deles dependem, vamos nos submeter:
“Porque a palavra de Deus é viva, eficaz, mais penetrante do que uma espada de dois gumes e atinge até a divisão da alma e do corpo, das juntas e medula, e discerne os pensamentos e intenções do coração”. (Hb 3,12)






Recomendo muito estes videos:




Infelizmente, hoje tô sem opção de culto online :(




Nenhum comentário:

Postar um comentário