quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Quem não ama não serve


"Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o sino que ressoa ou como o prato que retine. Ainda que eu tenha o dom de profecia, saiba todos os mistérios e todo o conhecimento e tenha uma fé capaz de mover montanhas, se não tiver amor, nada serei. Ainda que eu dê aos pobres tudo o que possuo e entregue o meu corpo para ser queimado, se não tiver amor, nada disso me valerá. O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca perece; mas as profecias desaparecerão, as línguas cessarão, o conhecimento passará. Pois em parte conhecemos e em parte profetizamos; quando, porém, vier o que é perfeito, o que é imperfeito desaparecerá. Quando eu era menino, falava como menino, pensava como menino e raciocinava como menino. Quando me tornei homem, deixei para trás as coisas de menino. Agora, pois, vemos apenas um reflexo obscuro, como em espelho; mas, então, veremos face a face. Agora conheço em parte; então, conhecerei plenamente, da mesma forma com que sou plenamente conhecido. Assim, permanecem agora estes três: a fé, a esperança e o amor. O maior deles, porém, é o amor."  (1 cor 13)

É com saudades e cansaço que escrevo esse texto. Saudades do tão falando primeiro amor, do tempo em que tudo começou, como era bom e diferente.
O que mais amo em Deus, sem dúvidas, é o seu amor. Ele é amor. Todo ser humano que assume ser um humano reconhece a sua necessidade em ser amado, em se sentir amado, cuidado e desejado. Ao lado de Deus senti todo o amor do mundo e mais um pouco, senti que tinha encontrado um companheiro pra vida toda. Mas o tempo passa, e ao longo dele tantas coisas acontecem...
Até então não sabia como é difícil se relacionar com pessoas "crentes", mais especificamente com pessoas religiosas. Vivemos tempos de crise na "igreja": heresias, comercio da fé, hipocrisia, e a pior de todas : religiosidade. Pra mim nada é pior do que a religiosidade. A religião parece ser o caminho pratico e fácil até Deus (só parece) e muita gente, mas muita gente mesmo, escolhe se guiar por ela.
O religioso antigo guiava-se por rituais e sacrifícios; o moderno se guia por regras praticas; tudo se resolve com debates e regras, daí , quanto mais bem instruído for o sujeito mais exito terá, mais "crente" ele é.
A religiosidade  nos dá uma falsa segurança e aos poucos ela anula a nossa interação com Deus, ainda que façamos uso da bíblia e preguemos sobre ela, a religiosidade de mansinho irá excluir Deus. Me lembrei de um caso citado no livro "Mentores segundo o coração de Deus", o autor conta que se encontrou com um pastor na saída de um motel acompanhado de sua amante, depois disso ele procurou o pastor pra conversar e perguntou como ele conseguia pregar na igreja estando em pecado. Ele respondeu que a muito tempo já não orava, que só lia a bíblia com a intenção de extrair conteúdo para o sermão no domingo. Ou seja, ele lia a bíblia religiosamente, pregava religiosamente, cumpria a sua rotina cristã religiosamente.
É um engano comum achar que conhecer a bíblia é a mesma coisa que conhecer a Deus. Por isso  religiosos costumam se munir da biblia, da palavra de Deus, para, com toda segurança do mundo, julgar outros. Eles sãos os vips.
Recentemente vi uma entrevista que o cantor Talles deu a um programa de TV. Lá ele citou alguns conselhos que dá ao filho, conselhos lamentáveis. Foi uma tragedia a entrevista. Depois observei as varias manifestações de "cristãos" em relação a este vídeo, frases do tipo: "Eu já não gostava dele, agora menos ainda", outros o chamaram de ridículo, hipócrita, ofensas e mais ofensas. Qualquer um que lê os comentários percebe o prazer que há em julgar e apontar o erro do outro.
O que nos faz crer que somos mais "cristãos" que o Talles que falou algumas besteiras? o que ele disse em publico não é o que muitas vezes dizemos, fazemos, ou pensamos em oculto?
Entendo que ele é uma pessoa publica que diz levar o nome de Cristo e por isso ha uma responsabilidade maior sobre ele SIM. Mas, lendo a bíblia percebemos que Cristo nunca avaliou nada e nem ninguém pelas multidões, ele sempre observa o interior de cada um. Tão, ou mais, importante que avaliar a vida do outro para se abster de certas coisas e influencias, é passarmos algum tempo em frente ao espelho avaliando a nós mesmos.
Só a religiosidade explica o fato de sermos tão rápidos para julgar e tão violentos nesse julgamento; nos faz pensar que somos melhores que outros, que sabemos mais, que estamos mais seguros, que guardamos os mandamentos e defendemos o evangelho, por isso Deus está se agradando de nós.
"O fariseu, posto em pé, orava de si para si mesmo, desta forma: " Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros, nem ainda como este publicano; jejuo duas vezes por semana e dou o dízimo de tudo quanto ganho." Lc 18

Estou convencida de que Deus não tem, nem nunca teve interesse em ser defendido por gente que não ama, gente incapaz de sentir misericórdia -  Ele é o Pai das misericórdias; pessoas que não sentem compaixão não o representam. Em toda a bíblia vemos que as pessoas as guais ele usou eram pessoas que se preocupavam com  outros, se colocavam no lugar do outro, intercediam, oravam. Vemos isso no Moises com o povo de Israel, ele amava o povo. Vemos no Davi, que a todo tempo intercedia com lagrimas por Israel. Vemos a satisfação de Deus com Salomão quando este o pediu sabedoria pra julgar com justiça ao povo de Israel, não pensou em seu beneficio próprio, mas em ser justo com os outros. Deus usa quem considera o outro superior a si mesmo.
É lamentável o que temos visto hoje. Religiosos defendendo a bíblia aos berros sem se importar com nada e nem ninguém. Mas, a própria bíblia os contradiz, uma vez que a prova de que amamos a  Deus é justamente o nosso amor ao próximo: "Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu?" E a prova de que servimos a Deus, é justamente servimos ao próximo. (Mat 25).

Acredito que quem não ama para nada presta, não é útil a si e menos ainda a Deus.

Podemos ser os seres mais sabidos do mundo, os mais estudiosos da bíblia, termos os melhores argumentos sempre, resposta pra tudo na ponta da língua, se não tivermos amor para nada serviremos, será tudo inútil; cada palavra que dizermos será inútil, viagem missionária será inútil, doação de rim, tudo será inútil. Deus se agrada de gente que sente, e mais ainda, de gente que entende que conhece-lo é algo bem mais complexo e profundo do que sentar-se e ler a bíblia inteira em busca de informação para debates e sermões. É uma busca intensa e verdadeira que envolve interesse verdadeiro na pessoa dEle, renuncia do EU, das vaidades, da religiosidade. A busca verdadeira nos dará o conhecimento verdadeiro, vivo e real que nos transforma a semelhança dele, nos levará a pensar como Ele, amar como Ele, sentir como ele. Ausentes de Deus é impossível aprendermos a amar.

Que o Senhor nos encha com o seu Espirito Santos, que é quem vivifica a palavra e o revela a nós. A bíblia nos diz que para sermos frutíferos devemos meditar nela dia e noite, orarmos sem cessar, e nos enchermos do Espirito. Falhando numa dessas coisas, falhamos em tudo.

Quem ler esse texto e puder, por favor, me inclua em suas orações, eu agradeço muito. Precisando de calma na alma. Sei que Deus não esta desesperado e nem abatido com o mundo. Nada por aqui o pega de surpresa ou causa espanto, mas causa a mim, a nós. Porém, não devemos nos deixar guiar pelo que vemos nos homens, pela corrupção do mundo e da igreja. Nossos olhos obrigatoriamente devem estar postos em Deus. Só assim descansaremos em meio ao caos.

Give me Jesus!



Nenhum comentário:

Postar um comentário