terça-feira, 11 de junho de 2013

Despreze o Mundo

“Oh, quão feliz eu seria, se o pouco que faço fosse tudo feito com uma perspectiva correta! Oh, que se vivesse, eu vivesse para o Senhor; ou se morresse, eu morresse para o Senhor, e que, vivendo ou morrendo eu fosse do Senhor!”  David Brainerd.

Há muito tempo desejava escrever esse texto. Um texto que explicasse o nome do blog "Despreze o Mundo". Por varias vezes comecei a escreve-lo, porém, parava no meio; sempre pensava: "Vou desanimar as pessoas com isso, parecer uma deprimente; talvez as coisas não sejam como eu pense, talvez eu vá passar uma coisa pessoal como se fosse a verdade absoluta para quem me ler".
Somente essa semana e com a ajuda do David Brainerd tive animo para escrever até o fim.

A dúvida maior era: "Como vou explicar esse "mundo" que deve ser desprezado sem parecer uma deprimente? uma estraga prazer, ou coisa parecida?"
Pensei em maneiras de dividir o mundo de forma a parecer mais cordial, menos radical. Pensei em falar de modo subjetivo e figurado que o mundo a ser desprezado é o da potestade do ar e das trevas; hostes malignas, o pecado que nos afasta de Deus, etc...
O David me trouxe a clareza e a coragem de que precisava. (Recomendo o livro "A vida de David Brainerd"- Jonathan Edwards). Mas nem tudo são espinhos, no fim do texto tem uma receitinha caseira para dias melhores :)
Jesus disse:
“Não ameis o mundo nem as cousas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele; porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procede do Pai, mas procede do mundo. 1 joão 2:5
"Não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que se fizer amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus." Tiago 4:4
"Se fôsseis do mundo, o mundo amaria o que é seu. Mas como não sois do mundo, antes, dele vos escolhi, é por isso que o mundo vos odeia." João 15:18-19
Sem meias palavras: O mundo a ser desprezado é o mundo - o lugar!
Um lugar que não é o nosso lugar (Foi Jesus quem informou isso, jo 15).

O que vemos por aqui? Corrupção; mães matando filhos, filhos matando pais; pessoas com a conta bancaria abastada enquanto outras comem pão de lama; tolos sendo honrados, sábios sendo desdenhados; o bem sendo chamado de mal, e o mal de bem. Enfim, é um lugar péssimo, cheio de coisas que afligem a nossa alma e corrompe o nosso caráter cristão.
O mundo não é lugar para os remidos pelo sangue do cordeiro. O Espirito de Cristo não e compatível com este mundo. A Palavra diz que Deus se irá todos os dias (sal 7:11) - imagino que a culpa seja deste lugar e seus habitantes.
Aqui vivemos em crise, uma vez que o nosso homem interior ama as coisas de Deus e é renovado e santificado por Ele, mas, o nosso homem exterior é inclinado às coisas do mundo: à gloria, ao dinheiro, às vaidades e paixões, coisas da carne.
Imagine que você tem um filho e tenha que deixa-lo na casa de uma família com valores bem diferentes dos seus; uma família que pratica tudo o que você abomina. Você preocupado(a) aconselha o teu filho: "Filho, eu tenho que te deixar aqui por um tempo mas não quero que você se apegue a esta família e seus costumes, não se deixe influenciar por este povo; seja firme e me espere. Já já voltou pra te buscar. Seja prudente, e me espere!". O filho tem escolhas a fazer: Atender ao pai, ou ser como o povo da casa.
Esse filho somos nós, foi esse o conselho que Jesus nos deu. Jo14, Rom 12; Luc 12:35
Muitas vezes somos assaltados com o desejo de nos adequarmos ao mundo, de não termos que despreza-lo totalmente. Queremos nos descontrair, ficar relax. Não queremos parecer ETs, sermos taxados de alienados, fanáticos, burros, etc. Eu mesma, não poucas vezes me auto aconselho a falar menos de Deus para não dar a entender que sou uma fanática, ou alguém que só lê a bíblia e só sabe sobre a bíblia. É a crise...
Mas percebo que essa crise é cada vez mais rara na igreja. O que temos visto por aí são mensagens de bençãos e vitórias, vida prospera e paz. O que acaba por mascarar o reino de Cristo, iludir a igreja e roubar dela o seu dever de ser IGREJA - o corpo de Cristo na terra, e não o corpo de Crido da terra. Cristo não é do mundo, e por isso os remidos do mundo não são, as vezes só nos recordamos disso quando passamos por crises, dores e aflições. Aí lembramos que a terra jaz no maligno e que estamos a caminho...

Não devemos ser dúbios, nesta condição seremos inúteis. Deus nos chama ao radicalismo - que muitas vezes confundimos com fanatismo, mas são tão diferentes:
Fanatismo: "É o estado psicológico de fervor excessivo, irracional e persistente." O fanatismo cega e endurece os sentidos.
Radicalismo: "No sentindo filosófico pode ser definido como uma politica doutrinaria reformista que prega o uso de ações extremas para gerar a transformação completa e imediata das organizações."

Compreende?.. "e não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente. Rom 12),Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes" 1 Cor 15.
Só um radical pode manter os seus costumes e valores no meio de um povo com padrão cultura totalmente diferente do seu. O Espirito Santo é o nosso padrão; devemos andar nele. Ele é santo! 1 Ped 1:16
.
Irmão, não queira se misturar; não queira imitar, não queira trocar o verdadeiro pelo falso; o precioso pelo de nenhum valor; não queira abrir mão de nada que o Espirito colocou em você.
Seja diferente. Seja radical. Pague o preço. Reconheça que não pertence a este mundo.
Enquanto não houver em nós uma visão e divisão clara do reino de Cristo e do dos homens não produziremos nada além de discursos; não influenciaremos o mundo, antes seremos contaminados por ele.

A receitinha:
É a igreja, a comunhão com o corpo é fundamental na nossa caminhada. Os irmãos em Cristo, os amigos em Cristo são importantes, eles ajudam a manter os nossos passos firmes, nos animam, nos alegram, nos mostram que não estamos caminhando sozinhos, e ajudam a aumentar em nós o desejo de guardar os nossos "costumes", nos encorajam. É importante termos com quem dividir as nossas alegrias e dores em Cristo.
Ore a Deus, peça a Ele bons amigos-irmãos, mas ore também para que ele faça de você um bom amigo, uma boa IGREJA..

Nada que falei é pessoal, Glória a Deus por isso! Amar o reino de Deus acima do reino dos homens é o normal para os remidos pelo sangue de Cristo. Como amar um Deus acima de todas as coisas, TODAS AS COISAS, e não desejar estar com Ele? como  não amar a santidade e odiar o pecado e a maldade?. Se não é assim, precisamos rever o estado da nossa fé, amor e relacionamento com Deus. Ver se de fato pertencemos ao Reino de Cristo ou se não estamos nos iludindo.

A bíblia esta cheia de exemplos de homens que romperam com o mundo porque entenderam que aqui eram apenas peregrinos.

Estamos a caminho.....

"Adeus, mundo vão; minha alma pode dar-te adeus. Meu SALVADOR ensinou-me a abandonar-te. Teus encantos podem satisfazer a uma mente sensual; Mas não podem alegrar uma alma destinada a Deus. Reprime tua atração; cessa de chamar a minha alma;
Esta fixada pela graça: Meu Deus será meu TUDO.
Enquanto Ele assim me permitir ver as glórias celestes.
Tuas belezas murcharam. não há lugar para ti no meu coração." David Brainer

"Faze-me Senhor, conhecer o meu fim, e a medida dos meus dias qual é, para que eu sinta o quanto sol frágil" salmos 39


Nenhum comentário:

Postar um comentário