quinta-feira, 2 de maio de 2013

"Deus - O grande culpado do universo"

Há pouco mais de um mês uma amiga muito especial perdeu o pai, uma das pessoas que ela mais amava na vida. Lidi, sei que os seus dias estão nebulosos. Tive a honra de conhecer o seu pai, um homem de fato especial, excelente pai. Sinto muito, muito mesmo!

Por esses dias andei refletindo sobre perdas e dias maus. Resolvi escrever este texto, oro pra que todos compreendam e sejam de alguma forma consolados e edificados.

A morte de alguém que amamos é algo que mexe com nossa estrutura. Nunca perdi alguém próximo, que consideremos como nosso, como: Nossa mãe, nosso pai, irmãos, filhos, amigos. Pessoas cuja partida cause muita dor, sofrimento e desanimo. Mas posso imaginar como é difícil - na imaginação já dói.
Coisas que notei, e é quase unanime entre todos os que perderam alguém: Todos buscam um culpado. É comum o peso na consciência achando que poderia ter evitado. É mais comum ainda virar-se para o céu e culpar Deus; fazer mil perguntas e duvidar da pessoa dEle.

Não se espante com o que vou dizer agora, mas "creio": Deus é o "culpado".

Fomos criados a imagem e semelhança dEle. No inicio eramos gente boa, sem pecado. Porém, Adão comeu do fruto proibido e tornou-se como Deus, conhecedor do bem e do mal. O homem (nós) passou a ser visivelmente mais ruim do que bom. Então Deus confessou (paráfrase): "Arrependo-me de ter feito o homem sobre a terra, e isso pesou-lhe o coração." (Gen 6:6.)
Quando nos arrependemos de algo e esse arrependimento faz pesar o nosso coração, é porque erramos, só o erro e a culpa causa isso . Deus sentiu que Ele errou quando nos fez e se arrependeu.
Uma pergunta que muitos já fizeram, inclusive eu. "Porque não destruiu todos no diluvio? Matando o Noé também? Evitaria o desgaste."
Deus sentiu que errou, mas ele já havia se envolvido com a obra que criara e gostado dela. Deus nos amou desde o principio, e ele é justo. O Noé andou com Ele. Ele amava  Noé e se comprazia no Noe. Ele jamais o destruiria junto com o restante dos infiéis. Assim como uma mãe jamais mataria o filho, Deus nunca mataria um FILHO. A nossa dificuldade em dias ruins é crê que Ele nos ama mais que qualquer outro ser humano é capaz de amar.
Damos graças a Deus pela bondade, pelas vitorias e conquistas que vivemos por aqui. Mas quando é algo que julgamos "ruim" nós tememos atribuir a Ele; ficamos calados, remoendo a situação, tentando entender. Nisso vejo que os ateus são mais sinceros que a maioria dos cristãos, eles realmente falam o que pensam, não são hipócritas nessa área. Inclusive fazem perguntas bem pertinentes, que boa parte dos cristãos não conseguem entender.
Um exemplo. A poucos dias estava observando o Pr. Marco Feliciano. Me parece que ele disse que o John Lennon morreu porque Deus o matou por dizer que Jesus não era pop star como ele mas sim o mestre de uma grande religião.
Bem, eu não sei se isso de fato ocorreu. Mas de uma coisa sei: Deus realmente pode matar pessoas em circunstâncias como esta. Herodes morreu comido de bicho por não ter dado glória a Deus (atos 12). Ananias e Safira morreram por terem mentido e ignorado o Espirito (Atos 5). Deus matou Faraó e o seu exercito no mar vermelho. Antes disso Ele já havia matado um monte por meio de pragas no Egito, dizimou todos os primogênitos da terra.(êxodo). Entendo que o mundo se escandalize com a informação dada pelo Marco Feliciano, só não entendo a surpresa da "igreja". Parece que desconhecem o Deus soberano, que mata pessoas para honrar o seu nome, ou para defender o povo que o pertence.
Deus é o criador de tudo. Ele é o responsável por tudo. Se um edifício desmoronar a culpa do desmoronamento é de quem o projetou, no caso um engenheiro. Olhando por esse lado, Deus é o culpado. Ainda que Ele não seja o culpado pela maldade do mundo - O mundo é um lugar ruim porque é o ajuntamento de pessoas ruins, culpa nossa.

Porém, quem somos nós?

A questão é essa. Quem somos nós diante de Deus? Nós o conhecemos o suficiente para entender tudo o que Ele faz? Baseados em que conhecimento podemos julga-lo? Como nós, CRIATURA, podemos julgar o criador?  Dizer: Deus é culpado!

Na queda nos tornamos independentes por isso temos o espirito democrático. Nós também queremos governar; nós também queremos saber e entender. O nosso "Eu" entra constantemente em confronto com o Eu de Deus. Não queremos nos sujeitar, aceitar o fato de que somos obra sem valor em si.

Os salvos em Cristo voltaram para o reinado dEle, que é uma monarquia (querendo dizer ditadura), só o rei governa. O restante tbm está no governo dEle, mas como rebeldes, e serão tratados como tais.
Deus viu que a sua obra deu errado; se arrependeu, mas não quis abrir mão dela. Ao contrario, ele quis recupera-la de uma forma tão perfeita que nenhuma maça ou satanás a pudesse destruir novamente. Por isso, certo dia Ele desceu do seu trono e veio a terra. Aqui ele viveu como um homem simples, dos menos atraentes para que a maioria note que Ele se importa. Veio, fez o que teria que ser feito para nos recuperar e um dia, já marcado por Ele, voltará para buscar aqueles que o aceitaram mesmo sem compreende-lo. Que abriram mão de si próprios para viver por meio de Cristo.
Deus não faz muito sentido. Ele não é muito logico segundo a nossa logica.
Creio que duas coisas nos mantém unidos a Ele: o Amor e a fé.  Entramos em sua presença por meio da fé; sentimos o seu amor, e sem palavras entendemos que Ele é a verdade. Que Ele não menti e nem ha falhas de caráter nEle. Junto dele percebemos isso; longe somos incapazes, por isso para alguns ateus Deus e o diabo tem o mesmo caráter - Falo por experiencia própria.

Um dica pra todos nós: Não encare a terra como lugar de vitorias, conquistas e felicidade. Não espere bençãos e alegria de uma terra de dores e aflições. Será mais fácil assim porque é assim.
Só interessa o dia em que nos encontraremos com Ele, e ele nos revestirá de um corpo glorioso como o dele, e nada e nem ninguém poderá nos afastar novamente.

Creio que em momentos de dor e dúvidas quando alguém se volta para o céu acusando Deus, ou o fazendo mil perguntas , ela está se voltando para a pessoa certa. Deus é mais misericordioso do que muitos irmãos que nos mandam calar a boca.
Ele sabe que somos barro sem direitos, mas sabe tbm das nossas necessidades, dificuldades e angustias, e não as desprezam. Ele vai te dar as respostas quando Ele puder te dar respostas. Quando não for possível dar respostas Ele vai te consolar. E você entenderá que ele é a verdade e o amor dele é sincero e suficiente. Não a sacrifício nessa "ditadura" só o verdadeiro gozo. Nascemos para glória, honra e alegria dele. Ele é a nossa glória, honra e alegria. Existimos porque Ele existe, só fazemos sentido nEle!

Suporte um pouco mais. Tudo vai passar. Estamos a caminho!

Não deixe de crer na verdade suficiente: "Com amor eterno EU te amei; por isso, com benignidade te atraí" (Jeremias 31.3);




Nenhum comentário:

Postar um comentário