segunda-feira, 21 de maio de 2012

Três motivos para não sentirmos inveja

O coração tranqüilo é a vida da carne; a inveja, porém, é a podridão dos ossos. Provérbios 14:30.

Dia desses eu estava pensando na inveja, a inveja é um defeito que como a maioria dos nossos defeitos, é pecado, mas ela se diferencia dos outros pelo fato de nos causar muita vergonha, por isso a escondemos ao máximo possível. Muitas vezes temos coragem de confessar nossos pecados a outras pessoas e a Deus ( a ele é nosso dever confessar sempre), mas a inveja geralmente não entra nessa lista, até hoje não vi nem ouvi de ninguém essa confissão: "Eu tenho o pecado da inveja, eu sinto inveja". Acho que nunca vou ver isso, não estou dizendo aqui que devemos sair por ai confessando pecado pra todo mundo, não mesmo, nossa obrigação é confessar os nossos erros e pecados a Deus, para sermos purificados e restaurados por Ele, se quisermos revelar para alguma pessoa ai já é uma decisão pessoal.
Analisando percebe-se que a inveja nasce da comparação excessiva, e essa comparação geralmente nasce de uma vida sem proposito, quando passamos a nos comparar demais com os outros, a notar as qualidades do outro, o que ele possui,etc. porém, sem no entanto notarmos as nossas próprias qualidades, o que o Senhor tem feito, tem nos dado, e acabamos por cair no sentimento de inveja. Geralmente fala-se muito mal do invejoso , que muitas vezes somos nós mesmos, mas não se oferece um apoio pra mudança de mente, reestruturação, por esse motivo quero citar três motivos pelos quais não devemos nos comparar com ninguém e assim evitarmos cair no pecado da inveja:
1° Motivo: Por nós mesmos, Deus nos criou de forma única, não existem dois seres humanos iguais sobre a terra, devemos nos considerar e nos respeitar, respeitar a criação mais linda de Deus que somos nós, quando nos comparamos com outros geralmente nos achamos em falta, que o outro tem mais, que o outro é mais bonito, mais inteligente, interessante, enfim, em tudo no outro é melhor, isso é sinal de que não estamos nos valorizando, não notamos nossas qualidades e a nossa exclusividade.
2° Motivo: Em respeito ao outro, a inveja não faz bem ao invejoso e nem a vitima da inveja, causa mal estar, destrói relacionamentos, é uma falta de respeito ao outro e a Deus, que ama o outro e é quem o abençoa.
3° e mais importante Motivo: Em respeito e temor a Deus, Deus é o que faz todas as coisas, é o que escreveu uma historia para cada um de nós, sentir inveja do outro é o mesmo que desprezar essa historia e tudo o que Deus fez, faz e pode fazer em nossas vidas, é rejeitar o trabalho dele em nós, sinal de ingratidão. Nenhum pecado nos reduz tanto quando a inveja, isso porque, como disse, é sinal de desprezo a nós mesmos, ao outro e a Deus, destrói o nosso interior, desvaloriza a nossa existência e causa muita vergonha. Ha muita resistência em reconhecer esse pecado, porém, reconhece-lo é fundamental "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça" (1 João 1:9).
Não importa como esteja a tua vida, como a considera hoje, o Senhor Deus te ama, tem planos pra você e está sempre pronto a nos perdoar e nos purificar de todo pecado, valorize o Senhor na tua vida, a vida dos outros, e a sua vida própria vida, confie e creia em Deus sempre!!
  "Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amavel, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai." filipenses 4:8

Nenhum comentário:

Postar um comentário