sexta-feira, 23 de abril de 2010

O caminho de volta

luc 15:12 "Pai,da-me a parte da fazenda que me pertence,e ele partiu por eles a fazenda.E,poucos dias depois,o filho,ajuntando tudo,partiu para uma terra distante".
O filho prodigo quando partiu, levou tudo, não deixou nada para traz, talvez porque não fosse a intensão dele voltar um dia. Ele saiu no seu vigor,cheio de dinheiro,coragem, planos,certezas, assim ele se foi.
luc 15:13-14 "E chegando ali,desperdiçou a sua fazenda,vivendo dissolutamente,(dissoluto:pervertido,libertino) e havendo ele gastado tudo,houve naquela terra uma grande fome,e começou a padecer necessidade,e chegou-se a um dos cidadãos daquela terra,o qual o mandou para os seus campos apascentar porcos,e desejava encher o seu estômago com as bolotas que os porcos comiam,e ninguem lhe dava nada".
Imagino que essa pessoa a quem ele recorreu na necessidade fosse um "amigo"uma pessoa chegada,um "amigo" que lhe negava comida de porcos.Mas
luc 15:17 "E tornando em si,disse: quantos jornaleiros de meu pai têm abundância de pão,e eu aqui pereço de fome!"
No meio dessa grande fome e abandono ele se lembrou do Pai, da casa do Pai, muita das vezes Deus,nosso Pai, forja situações como está que nos causa tristeza,dor e até miséria para nos fazer cair em si e nos trazer à memória a lembrança dele, de sua casa, de sua presença,seu amor, de como é bom senti-lo, ouvi-lo, ama-lo.
luc 15:18 "Levantar-me-ei e irei ter com o meu Pai e dir-lhe-ei, Pai, pequei contra o céu e contra ti,ja não sou digno de ser chamado teu filho;faze-me como um dos teus jornaleiros".
O maior desafio para nós quando estamos distantes é essa atitude, a de voltar, porque se o filho não conhecer bem o pai pode achar que ele não o receberá de volta que ele o rejeitará, nesse caso o filho disse que não era digno de ser filho ele queria voltar pedindo pra ser servo, mas o pai não o aceitaria jamais como servo, uma vez que ele é filho e amado de seu pai.
O filho está agora aos pedaços, humilhado,a força e o vigor ja não existem só lhe resta a vergonha o medo dos julgamentos, ele se lembra dos parentes, do irmão, pensa na reação deles ao ve-lo voltar sem nada,pensa nos comentários mas se lembra do Pai sempre, e ele parte com o que restou dele e começa a percorrer o caminho de volta, a terra é longigua e ele tem que trilhar todo o caminho de volta, as vezes quando nos afastamos de Deus e temos o desejo de voltar desejamos como que em mágica sermos teletranspotados para junto dele novamente mais isso não acontece, temos que percorrer todo o caminho de volta e colher os frutos do que plantamos.
luc 15:20-21 "E levantando-se,foi para seu pai;e quando ainda estava longe;viu-o seu pai,e se moveu de intima compaixão e, correndo.lançou-lhe ao pescoço e o beijou.
E o filho lhe disse: Pai,pequei contra o céu e contra ti e ja não sou digno de ser chamado teu filho".
Uma das coisas que Jesus nos diz por meio dessa parabola é: Não importa onde você esteja, o quanto você se afastou e nem os atos que praticou,eu o amo,você é meu filho e não foi nenhum ser humano que fez questão da tua vida,o meu sangue é que foi derramado por ti e sou eu que te purifico,que te justifico, não quero que você se afaste de minha presença mas quantas vezes se afastar esperarei por tua volta.
luc 15:22-24 "O pai disse aos seus servos: Trazei depressa o melhor vestido,e vesti-lho,e ponde-lhe um anel na mão e sandalias nos pés; E trazei o bezerro cevado,e matai-o e comamos e alegremo-nos;Porque este meu filho estava morto, e reviveu,tinha se perdido,e foi achado.E começaram a alegrar-se".
A maior segurança e certeza que devemos nos apegar é a de que não estamos nas mãos de homens, que não dependemos de pessoas para sermos felizes e libertos, e que ao contrário do que pessoas as vezes nos fazem, jugam e rejeitam quando nos veem sujos depois de ja havermos sido limpos, Deus nos recebe com amor, nos lava,veste e adorna novamente, ele diz: "Porque eu bem sei os pensamentos que penso de vós,diz o Senhor;pensamentos de paz,e não de mal,para vos dar o fim que esperais. Jer 29:11" O amor de Deus por nós não muda não importa como estejamos nem onde estejamos, se é o filho sempre presente ou o rebelde, o amor é o mesmo, ele está sempre pronto a sarar, a cuidar e a restaurar devemos crer no amor de Deus por nós. Ele nos ama e faz questão da nossa presença em casa.

Pai, o teu amor é tão grande e tão perfeito por nós que não podemos compreender,por vezes até duvidamos por falta dessa compreensão e do conhecimento de ti, ajuda-nos Pai a reconhecer e aceitar o teu grande amor e a vermos com clareza quem tu és e quem somos nós para que não venhamos a te confundir com nós mesmos e a diminuir a tua mão.
Que o Senhor nos abençoe com todas as coisas necessárias a nossa caminhada em direção a ti.
amém.
Muitas coisas esfriam e as vezes até acabam com nosso amor por Jesus mas nenhuma coisa separa ou acaba com o amor dele por nós.
Quem nos separara do amor de Deus que está em Cristo Jesus?
Mas em todas essas coisas somos mais que vencedores, por aquele que nos amou.
Porque estou certo de que, nem morte,nem a vida,nem os anjos,nem os principados,nem as potestades,nem o presente,nem o povir.
Nem altura, nem a profundide,nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário