sábado, 28 de julho de 2012

Pessoas de Palavra, aonde estão???

Não violará a sua palavra; segundo tudo o que saiu da sua boca, fará. Num 30. 

Não ter palavra = não ser confiável, e consequentemente não respeitável.

A alguns anos atrás a Palavra de uma pessoa tinha um valor impagável. Não era necessário assinatura autenticada para garantir o cumprimento de um compromisso, cumprir com a palavra era uma obrigação, uma questão de honra; ter que assinar era ate uma ofensa, o mesmo que dizer que ela não era confiável.
Um exemplo disso é esse dizer: " Sou de um tempo em que bastava o olhar de meus pais para eu obedecer". Nesse tempo os pais corrigiam os filhos uma única vez, e daí em diante todas as vezes que eles iam repetir o ato proibido o olhar do pai ou mãe os impediam. Os pais cumpriam com sua palavra por isso eram dignos de confiança e tinham o respeito de seus filhos.

Hoje é mais ou menos assim: A mãe fala uma vez com o filho, fala a segunda, as vezes a terceira, e, então, faz uma ameaça: "Se você me desobedecer vai ficar 3 dias sem seu game". No mesmo dia, um pouco mais tarde, o filho vem, ou com a cara do gato do Shrek ou fazendo escândalo pedindo o game; a forma de pedir dele vai depender do estilo da mãe ou pai, o mais comum é eles fazerem escândalo, ou ficar pedindo repetidamente, isso porque a maioria dos pais, pai e mãe, trabalham fora e chegam cansados em casa e não suportam a chateação,  então, na primeira perturbação do filho,  mãe ou pai já liberam, dizem: "Eu liberei hoje, mas não se acostume não, viu". E acaba sendo assim sempre.
E é assim que eles deixam de ser pessoas confiáveis aos olhos de seus filhos e perdem o respeito deles.
O resultado disso vemos em nossa sociedade cheia de pessoas mimadas que não suportam ouvir um não; outros não tem o mínimo de respeito pelo próximo.
O pior é que não ter palavra se transformou em um habito, algo comum, isso entre pais e filhos, entre casais, entre amigos, entre colegas de trabalho, a praga se espalhou por toda a sociedade e se tornou algo perfeitamente normal.
É cada vez mais difícil encontrar pessoas confiáveis, pessoas que se esforçam para cumprir com aquilo que dizem, o resultado disso no geral, além da falta de confiança e respeito, e o descredito e a indiferença; se você diz que vai fazer algo por alguém, ou dar alguma coisa, assume um compromisso e não cumpre, você esta sendo indiferente a esta pessoa, esse é um dos piores males que há, gera o desapego, a falta de respeito, a falta de compaixão; isso cansa, causa desamor, enfim, não ter palavra é algo terrivelmente terrível! pode parecer exagero da minha parte mas se analisar verá que não é, é uma questão importante .
Você é o que diz e consequentemente pratica; se você não faz o que assumiu, ou diz uma coisa e faz outra,  você simplesmente deixa de fazer sentido; você não é.

Ter e cumprir com a palavra é uma necessidade, uma obrigação de todos, não só de pai e de mãe, mas principalmente de pais, uma vez que são eles que educam e lançam pessoas na sociedade.
Ter palavra nos faz ser pessoas de confiança, de respeito e de consideração com outros.

 “Seja o seu ‘sim’, ‘sim’ e o seu ‘não’, ‘não’; o que passar disso vem do Maligno.” Mateus 5:37

"Ajuda-nos a cumprir, a manter a nossa palavra para podermos ser fieis como tu és fiel e para que outros possam contar conosco. Em nome de Jesus!"


Nenhum comentário:

Postar um comentário