quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Namoro/ Noivado e Casamento

O namoro é uma pratica bastante comum em nossos dias. É um relacionamento "saudável" que causa "bem estar" e alegria" às pessoas, e por ter estas "qualidades" nós não costumamos questionar a sua existência a luz da Palavra. 
Há pouco tempo atrás observei que na bíblia não tem nada que faça menção a esse relacionamento, nada que o sancione, e colocando na balança os efeitos do mesmo na vida de um cristão percebe-se que os malefícios que ele causa, os transtornos, são bem maiores que o "bem estar". Isso pode soar como radical, ultrapassado, ou coisa parecida, mas a sabedoria de Deus é loucura para os homens e os métodos Dele são bem diferentes dos nossos. Deus nos dá sabedoria para compreendermos as coisas e as julgarmos conforme o juízo dele. 
O namoro parece um relacionamento inofensivo mas tenho notado que é uma das coisas mais danosas a vida dos cristãos solteiros, principalmente aos adolescentes, e na bíblia ele simplesmente não existe. As pessoas criam vínculos no namoro de tal forma que parece casamento e quanto mais o tempo passa mais esses laços se fortalecem, cria uma sensação de responsabilidade com o outro, algo a cumprir, e muitas vezes o relacionamento não é da vontade de Deus, é somente da nossa vontade, não dura muito, mas, deixam marcas.
Quantas pessoas tem se casado com pessoas totalmente incompativeis por causa do namoro, vivendo casamentos infelizes; quantas estão deixando de viver a vontade de Deus para suas vidas; quantos tem tido relações sexuais antes do casamento por conta dos desejos que sentem enquanto namoram; quantos tem sofrido horrores por conta do termino do namoro. É muita gente.
A palavra diz que se você olha pro outro com malícia, com desejo, já é pecado,(Mt 5:27,28), imagine beijar, trocar carinho (impossível não sentir nada), com uma pessoa que não é nada sua. Só pra vc vê como soa mal:  imagine seu futuro(a) esposo(a) beijando, agarrando outra pessoa, imaginou? não pega mal? você não acha que seria melhor saber que a outra pessoa tem orado e se guardado pra vc?
Já ouvi diversos testemunhos de pessoas que enquanto namoravam sentiam muita atração sexual pelo outro e apressaram o casamento por conta do desejo - para não terem relação sexual antes do casamento resolveram casar logo - se uniram pelos laços do desejo. Infelizmente os testemunhos não são felizes. Enfim, namorar é para casados. Não é pecado você desejar a sua esposa, o seu esposo, mas não é correto sentir isso por pessoas que não tem vinculo algum com você. 
Até poucas décadas atrás existia a corte. Nela as pessoas se conheciam, os homens cortejavam as mulheres sem tomar maiores liberdades por respeito a ela e a família. A palavra é ate estranha, cortejar (risos), se for o caso é só mudar de nome mas manter essa "corte", o respeito, respeito a si próprio e ao seu futuro(a) esposo(a), e principalmente ao nosso Pai e Senhor.
Deus sabe o que é melhor para nós e a hora certa das coisas acontecerem. Ele nos conhece e a vontade dele é sempre a melhor. Deixemos todos os nossos desejos e anseios aos pés de Cristo e sigamos sempre em oração e fugindo da tentação.

NCN - Noivado, Casamento e Namoro.

Pondera a vereda de teus pés, e serão seguros todos os teus caminhos" (Pv 4:25,26)

Nenhum comentário:

Postar um comentário